sábado, 15 de novembro de 2008

Risoto da República

Sábado feriado. Qual a graça? Almoço em família com tudo feito em casa. Tudo menos o frango, que era orgânico mas não foi criado aqui em casa. Mesmo porque se tivesse sido, não viraria comida (sou incapaz de comer bichinhos com nomes). Tudo uma delícia, como sempre de acordo com os comensais, que é feio a cozinheira ficar se gabando e dizendo que sua própria comida estava uma delícia...

Peguei a receita básica do risoto do livro "400 g - Técnicas de cozinha". Dá um trabalhinho, mas o resultado vale a pena. O frango foi com crosta de nozes, que aprendi no curso do Atelier Gourmand.. O risoto foi apelidado de Risoto da República, em homenagem ao feriado do dia de hoje. Viva a República!

De sobremesa, sorvete de baunilha feito em casa com calda de frutas vermelhas feita em casa (salva de uma torta de frutas vermelhas gone bad). Da próxima vez, vou colocar mais baunilha...

IMPRIMA ESTA RECEITA

Risoto da República
Ingredientes
- 120g de manteiga sem sal gelada
- 15 g de cebola em brunoise
- 350g de arroz arborio
- 100 ml de vinho branco seco
- 1,25 litro de caldo de galinha ( ou mais, se necessário)
- 50g de queijo parmesão ralado na hora
- 4 tomates concassés
- 200g de mussarela de búfalA picada
- folhas de manjericão fresco
Preparo
- Numa panela de fundo largo e grosso (isso é importante), derreta 20g de manteiga e sue ligeiramente a cebola. Acrescente o arroz e toste até que os grãos fiquem bem envoltos na manteiga e bem quentes.
- Acrescente o vinho branco e deixe secar completamente.
- Acrescente uma concha de caldo, mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha e assim sucessivamente, sem parar de mexer, até queo arroz esteja al dente. No meio do cozimento, acrescente 2 tomates concassés.
- Quando a última concha de caldo necessária estiver quase secando, acrescente o restante dos tomates, a mussarela de búfalA e o manjericão. Mexa bem para incorporar.
- Retire a panela do fogo e acrescente o restante da manteiga e o queijo parmesão, mexendo para incorporar. Sirva imediatamente para evitar que seque.

IMPRIMA ESTA RECEITA

Frango com Crosta de Nozes
Ingredientes
- 1 kg de supreme de frango
- 1 colher de sopa de sal
- pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara de chá de farinha de pão torrado
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- 4 colheres de sopa de nozes picadas
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
- 3 colheres de sopa de manteiga gelada
- 1 fio de azeite
Preparo
- Tempere o frango com sal e pimente a gosto. Sele o frango numa frigideira quente com um fio de azeite até dourar dos dois lados. Reserve.
- Em um recipiente, misture todos os outros ingredientes com as pontas dos dedos, até obter uma espécie de farofa.
- Disponha sobre cada filé uma porção da farofa e aperte levemente. Passe para uma assadeira e asse em forno a 200ºC pré-aquecido.


IMPRIMA ESTA RECEITA

Sorvete de Baunilha
Ingredientes
- 1 xícara de chá de leite integral gelado
- 2 xícaras de chá de creme de leite fresco gelado
- 1,5 xícaras de chá de açúcar branco
- 2 ou mais colheres de chá de essência de baunilha
Preparo
- Num recipiente, misture o leite e o açúcar, e bata com a batedeira em velocidade baixa até incorporar bem. Acrescente o creme de leite e a baunilha, e coloque na sorveteira.