sábado, 7 de junho de 2008

Muffins de Limão com Cobertura de Chocolate Branco

Fiz este muffin porque tinha alguns limões sicilianos, e precisava dar um destino a eles. Como nos livros europeus esses são os limões (os tahiti são 'limas'), achei que era uma ótima oportunidade para estrear meu novo livro de muffins! Fiz algumas adaptações à receita, e é essa receita adaptada que coloco aqui. Da próxima vez acho que vou colocar um pouco mais de suco de limão, pois o sabor ficou praticamente imperceptível.


MUFFIN DE LIMÃO COM COBERTURA DE CHOCOLATE BRANCO
Ingredientes
- 300 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 125 gr de açúcar
- 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
- 1 colher de sopa de raspas de limão tahiti
- suco de meio limão siciliano
- 185 ml de iogurte natural batido
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 110 gr de manteiga sem sal derretida
- 3 quadrados de chocolate branco para cobertura

Preparo
- Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as forminhas de papel manteiga numa assadeira para 12 muffins médios. Peneire a farinha, o fermento e o açúcar dentro de uma tigela grande, acrescente as raspas de limão e faça uma cova no centro.
- Misture o iogurte com a baunilha, o suco de limão e os ovos.
- Derrame a manteiga derretida e a mistura de iogurte, suco de limão, baunilha e ovos na cova feita nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem bem misturados, mas não mexa demais - a mistura deve ficar com grumos.
- Encha as forminhas atpe cerca de 3/4 de sua capacidade. Asse por aproximadamente 15-20 minutos, ou até que o palito saia seco. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar e colocar sobre uma grade para esfriar.
- Para a cobertura, simplesmente derreta o chocolate branco de acordo com as instruções do pacote, e quando estiver na temperatura certa, espalhe sobre os muffins já frios.

O chá de hoje foi o de Tília com Limão, da Casino. Bem se vê que o limão é uma das minhas frutas favoritas, com seu sabor ácido mas agradável e tão versátil...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Quiche de Peito de Peru com Pistache

Quem me ensinou a fazer quiche foi minha tia espanhola que mora em Paris. Ela me ensinou a receita do Quiche Loraine, com presunto, mas nós não comemos presunto aqui em casa, então eu sempre acabo inventando de colocar outra coisa. Desta vez, foi o tradicional peito de peru, substituto oficial do presunto por aqui. Como tinha uma peça de mussarela na geladeira, achei melhor usar, e ela acabou representando metade do queijo da receita. O último ingrediente, o pistache, eu havia comprado na Liberdade ontem, imaginando que logo iria usar, e acertei! Ficou diferente, muito gostosinho... O "problema" da receita é que é tudo a olho: minha tia só meu deu as medidas do creme de leite e dos ovos. O re´sto, como ela mesma disse, "você coloca quanto quiser, afinal o quiche é seu"!


QUICHE DE PEITO DE PERU COM PISTACHE

Ingredientes
- 500 ml de creme de leite fresco
- 3 ovos
- queijo gruyére ralado
- peito de peru fatiado
- pistache
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto
- massa folhada (comprada congelada)

Preparo
- Siga as instruções da massa folhada para descongelá-la.
- Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
- Forre um forma de quiche com a massa folhada. Espalhe as fatias de peito de peru no fundo (faça duas camadas para ficar mais gostoso).
- Numa tigela grande bata o creme de leite com os ovos; acrescente o queijo ralado e o pistache em pedacinhos pequenos*. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.
- Despeje devagar a mistura de creme de leite, ovos, queijo e pistache sobre o peito de peru.
- Leve ao forno quente até que fique levemente dourado.

* para quebrar os pistaches, bata-os no processador de alimentos, ou embrulhe-os num guardanapo e quebre-os com um martelo de carne.

E quem não tem rolo de macarrão tem que se virar na hora de esticar a massa. Mas a gente dá um jeitinho...

terça-feira, 3 de junho de 2008

Gruyere com Azeite e Orégano

Tá sem criatividade para inventar aperitivos? Tem queijo na geladeira? Quer coisa mais fácil do que regar com um fio de azeite e orégano? É só colocar na frente das visitas, que some rapidinho!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O Chá de Hoje

Tension Tamer (literalmente "domador de tensão"), da Celestial Seasonings. Este chá é perfeito para situações como a de hoje: trabalho da faculdade para entregar, último dia para prepará-lo... As horas passando e a pressão aumentando, será que vai dar tempo? Quando chega no limite do horário - é dia de rodízio! -, sair correndo e terminar de digitar na faculdade mesmo. Depois, mandar email para a Central de Cópias e pegar uma fila enorme para poder imprimir as 15 páginas. Chegar atrasada à aula, entregar o trabalho toda orgulhosa à professora, que nem olha para ele, apenas joga sua obra prima numa cadeira... Well, that's life. Nessas horas, só mesmo um chá herbal anti-stress...

domingo, 1 de junho de 2008

Almoço de Aniversário

Hoje, 1º de junho, foi aniversário desta que vos escreve. Ainda estou nos early thirties, mas a realidade dos mid está começando a surgir no horizonte. Ainda bem que existe marido, mãe, pai, irmã, cunhado, sogro e sogra para fazer a gente se sentir como criança novamente... Sabendo de minha "nova" dedicação à culinária, acabei recebendo presentes lindos, todos com essa temática... um curso que farei na próxima quinzena, um caderno de receitas super fofo, um livro mega desejado, pratos do jeito que eu gosto (todos diferentes!) e um super bolo de aniversário, cortesia da mamis! Fiz um almocinho aqui em casa, e preparei pratos à prova de bobos - comida que todos mundo gosta. A salada é a mesma do almoço semi árabe, só que bem maior. O prato principal, strogonoff de frango, e de sobremesa muffins de chocolate com canela (este aqui, só que com canela na massa). Depois, um chazinho muito gostoso com o super mega bolo de aniversário (ficou ótimo!). Foi um dia muito gostoso, pena que aniversário é só uma vez por ano... Acho que vou começar a fazer como o Chapeleiro Maluco e comemorar meus desaniversários... A receita do bolo é da mamis, mas farei de tudo para pegar com ela e postar aqui!
Esta é a salada ANTES:

E esta é a salada DEPOIS: (acho que agradou!)

Este é o strogonoff, e só sobrou um tiquinho porque o marido pediu para esconder das visitas! (que feio...)

IMPRIMA A RECEITA DO STROGONOFF DE FRANGO

STROGONOFF DE FRANGO
Ingredientes (para 8 pessoas)
- 1,5 kg de peito de frango cortado em cubos grandes
- 1 cebola grande picada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- meio maço grande de salsinha, picada
- 2 latas de molho de tomate
- 1,5 colher de sopa de catchup
- 1 colher de sopa de mostarda
- 200 gr de champignons fatiados
- sal a gosto
- 1 colher de chá de páprika picante
- 1 lata de creme de leite
- 1/4 de xícara de chá de vinho do porto
Preparo
- Numa panela grande, refogue a cebola na manteiga, até ficar macia. Acrescente o frango e mexa de vez em quando até que esteja todo branco.
- Acrescente a salsinha picada, e em seguida o molho de tomate, o catchup e a mostarda. Salgue a gosto e acrescente a páprika picante. Se necessário acrescente um pouco de água, para que o frango possa cozinhar bem sem que o molho grude no fundo da panela.
- Quando o frango estiver quase totalmente cozido, acrescente o champignon, e deixe cozinhar mais um pouco.
- Em seguida, despeje o vinho do porto e deixe ferver com a panela aberta, até que o álcool tenha evaporado. Desligue o fogo.
- Logo antes de servir, aqueça (se for necessário) e acrescente o creme de leite sem o soro. Quando estiver aquecido, sirva com arroz e batata palha.


Aqui está o livro: (valeu, maridão, pela dica para a sua mamis!)



Aqui está o caderno de receitas: (vou organizar minha papelada!)

E aqui está o bolo de aniversário: (sem velinhas, a pedido da velhinha aqui!)

Fondue animado

Ontem, sábado dia 31 de maio, fomos comer fondue na casa da hermanita recém casada. Pena que o fondue estava tão gostoso que nem deu tempo de fotografar! A prova de que ele existiu está aqui abaixo:
Foi muito divertido, e vimos que é possível colocar 10 pessoas num apartamento de um casal, numa boa! É claro que com o queijo e a grande quantidade de vinho, acabamos falando muita besteira, dando muita risada e pondo à prova teorias pra lá de esquisitas, como esta aqui.

Até tiramos fotos que nem sabemos do que são. Será que dá para descobrir?

No final, olha a hora que fomos embora:Mas valeu a pena, foi realmente muito legal e o fondue estava maravilhoso!