quinta-feira, 29 de maio de 2008

Frango com Legumes ao Curry


Sempre gostei muito de curry, mas fazia muito tempo que não usava na minha cozinha. Há umas duas semanas fomos à Liberdade, e as caixinhas de curry ficaram me olhando com uma carinha de "me leva! me leva" - não resisti. Tinha quase 800 gr de frango já cozido, e pensei, what the hell, vamos usar esse curry. Ficou muito gostoso, embora o coitadinho do frango não tenha resistido e tenha se derretido todo... Ficou assim tipo uma papa, mas uma super papa, muito saborosa. Até o marido, que não é muito chegado nas minhas gororobas gosmentas comeu e aprovou. Ou, pelo menos, em nome de um casamento feliz, comeu fazendo cara de quem gostou...


FRANGO COM LEGUMES AO CURRY
Ingredientes
- 800 gr de peito de frango cortado em pedaçoes médios
- 2 mandioquinhas grandes
- 2 cenouras grandes
- 3 inhames grandes
- 1 cebola média picada
- alho picado
- azeite
- sal
- 100 gr de curry (preparado comprado pronto)
Preparo
- Descasque os legumes e corte-os em pedaços médios. Reserve.
- Numa panela grande, refoque o frango no azeite, juntamento com a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o inhame e a cenoura, mexa e cubra com água fervente. Quando estiver a meio cozimento, acrescente a mandioquinha. Salgue a gosto. Acrescente mais água se for necessário.
- Quando o frango já estiver cozido, desligue o fogo, acrescente o tablete de curry, mexa e incorpore ao cozido, agora em fogo brando. O caldo vai engrossar.
- Sirva com arroz branco.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Guacamole Requisitado

A pedidos, fiz guacamole para levar para as meninas do trabalho. Acho que ficou bom, pois o comentário geral foi "hmmmmm".... Abaixo a receita, só tem um problema: faço a olho, então o negócio é experimentar!

IMPRIMA ESTA RECEITA

GUACAMOLE
Ingredientes
- abacate maduro mas não muito mole
- cebola picada bem miudinha
- tomate sem sementes picado
- alho picado ben miudinho (bastante)
- sal
- suco de limão
- molho de pimenta vermelha
- cominho em pó
Preparo
- Cortar o abacate grosseiramente numa tigela grande. Acrescentar os outros ingredientes, temperar a gosto.
- Fica melhor depois de passar algumas horas na geladeira. Se necessário, corrigir o tempero.
- Servir com Doritos, pão sírio torrado ou tortillas mexicanas.

Gratin de Limão com Laranjas

Adoro o blog Tartelette. É lindo visualmente, as receitas são de dar água na boca, e ontem, aproveitando uma ausência do marido, cacei da minha pilha de receitas impressas a de "Lemon and Honey Tangerine Gratins". Eu tinha uma tangerina e duas laranjas, dadas pela minha mãe, por isso a mudança do nome. Além disso, seguindo a minha tradição de desastres na cozinha, me pus a fazer um gratin sem ter um maçarico. Para substituir a casquinha, meu marido (a essa hora ele já estava de volta) sugeriu que eu fizesse caramelo e despejasse por cima. Só que quando eu estava com a panela no fogo, acabou a luz! Então ficou difícil ver o ponto, e por isso o caramelo ficou com grãos de açúcar inteiros. Também é por isso que as fotos ficaram um pouco mais românticas do que eu desejava. Anyway, ficou muito gostoso, e hoje, um dia depois, ainda mais gostoso, pois ficaram na geladeira a noite inteira! Certamente tentarei outras receitas da Tartelette, e farei essa novamente assim que tiver meu maçarico! A receita está aqui, em inglês. Se alguém precisar da tradução, é só pedir!

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Será que tem jeito?

Não, só eu, mesmo. Assisti ao video dos muffins da Nigella e quando ela falou a temperatura do forno - 400ºF - surtei. Toca procurar na Internet uma ferramente de conversão, já que eu e a matemática não nos damos muito bem, para tristeza do meu pai contador. Triunfante, localizei a dita cuja e cheguei à precisão de 204ºC! Só para chegar no forno e dar de cara com o meu lindo termômetro, do qual falei aqui, e notar que ELE JÁ VEM COM AS MARCAÇÕES NAS DUAS ESCALAS... Até os gatos ficaram me olhando e me achando uma tonta. Tá, tá... entrem na fila...

Muffins Redentores OU Viva Nigella!

E daí que eles saíram meio tortinhos pra um lado? E daí que alguns cresceram demais e não couberam nos saquinhos fofinhos que eu comprei para levá-los de presente às colegas de trabalho? E daí que eu não tinha gotas de chocolate e o chocolate meio amargo que usei derreteu e ninguém notou que o muffin era de chocolate chips? E daí? Não pude conter meu orgulho maternal ao apresentá-los a todos: meu bebês - os meu primeiros muffins! Ok, exageros à parte, desde que proveu os muffins feitos por uma colega num curso semestre passado, não parei de imaginar como seria fazer os meus próprios muffins. Eu não sou (muito) louca, não. Já fiz muitos bolos, tortas, salgados, mas para mim os muffins eram um mistério. Uns bolinhos fofinhos, que podem levar dentro uma diversidade incrível de ingredientes gostosos em combinações inusitadas, e ainda vêm num papelzinho que parece uma sainha pregueada. Como resistir? E o pior - quando vi as receitas, me pareceu algo tão ridiculamente simples! Vamos a eles! Mas os muffins são temperamentais, e me colocaram no meu lugar. Já contei o que aconteceu na minha primeira experiência. Desta vez fui mais humilde, e abordei a experiência como uma tentativa, sem grandes expectativas. Fui salva pela Nigella e suas Comfort Foods. Era exatamente disso que eu precisava, nesta fase difícil pela qual estou passando - comfort food. E, como a Nigella fala no vídeo, estes muffins são ótimos porque, além de serem comfort food são também comfort cooking. Ela está certa. Caiu como uma luva. E agora, como toda mãe coruja, vou mostrar mais uma foto de um dos meus fofinhos, agora vestido para festa:
Nem me atrevo a postar a receita, que está no vídeo, pois ela é tão fácil que vou receber xingamentos. Mas se alguém precisar da tradução, envio por e-mail com o maior prazer!


domingo, 25 de maio de 2008

Citrus Delight

Ganhei um saco de laranjas de uma amiga, que as trouxe do sítio. Logo quando ia preparar uma torta, resolvi provar uma delas, e descobri que eram limas! Então, tive que mudar de idéia rapidinho. Para acompanhar o almoço árabe, fiz este Citrus Delight, uma bebida muito refrescante e saborosa que eu inventei, adaptando uma receita que me passaram oralmente. Fica uma delícia, e é super bonita também!
IMPRIMA ESTA RECEITA
CITRUS DELIGHT
Ingredientes
- 1 litro de suco de laranja lima
- suco de 3 limões médios
- 1 colher de sopa de mel
- + ou - umas 15 folhas grandes de hortelã fresco
- 12 pedras de gelo
- raspas de limão para decorar
Preparo
- No liquidificador, bata primeiro o suco de laranja com o de limão, o mel e o gelo.
- Utilizando o filtro do liquidificador*, bata a hortelã até que a bebida faça espuma.
- Decore com folhas de hortelã e raspas de limão.

*Uso o filtro do liquidificador para obter o sabor da hortelã sem as fibras indesejáveis. Se o seu liquidificador não tem esse filtro, bata tudo junto mas não deixe fazer espuma. Coe, depois devolva ao liquidificador e então bata até obter a espuma cremosa.

Almoço Semi Árabe: Prato Principal 2: Beirute de Peito de Peru

Já o meu marido prefere um bom beirute... O de peito de peru defumado é o top da lista dele, e foi o que ele me pediu para fazer. Muito gostoso e simples.

IMPRIMA ESTA RECEITA

BEIRUTE DE PEITO DE PERU DEFUMADO
Ingredientes
- 1 pão sírio grande
- maionese
- 4 fatias grossas de muzzarela
- 4 -6 fatias de peito de peru defumado
- rodelas de tomate
- azeite de oliva
- orégano
Preparo
- Abra o pão sírio e passe maionese na fatia que servirá de base do beirute. Distribua as rodelas de tomate até que cubram todo o pão, salpique orégano e regue com um fio de azeite de oliva.
- Numa frigideira mais ou menos do tamanho do pão sírio, aqueça um pouco de azeite de oliva; em seguida, coloque nela as fatias de peito de peru primeiro, de modo que cubram todo o fundo da frigideira; cubra-as com as fatias de muzzarela e abafe, até que o queijo derreta, em fogo brando.
- Com cuidado para não desfazer a forma, transfira o peito de peru com o queijo derretido para o pão sírio. Salpique mais orégano e regue com outro fio de azeite.
- Em fogo brando, coloque na frigideira a parte de cima do pão sírio e cubra; "frite" dos dois lados, mas não deixe ficar muito crocante. Cubra o beirute com essa fatia de pão e sirva.

Almoço Semi Árabe: Prato Principal 1: Arroz com Frango e Amêndoas

Eu simplesmente adoro este arroz! Muita gente come como acompanhamento para michui ou outros pratos árabes, mas para mim é prato principal! E é super prático para levar de "marmita" e comer no trabalho: um pirex pequeno com o arroz e o frango, e as amêndoas com a canela num saquinho à parte, que coloco na hora - inveja garantida!

AVISO: Sei que muitos chefs profissionais e amadores vão querer me crucificar, mas eu uso caldo de galinha em cubinhos para fazer este prato. Simplesmente não tenho tempo para fazer o tradicional. Está dado o aviso.

IMPRIMA ESTA RECEITA

ARROZ COM FRANGO E AMÊNDOAS
Ingredientes
- 1 peito de frango
- caldo de galinha
- 1 xícara de chá de arroz
- amêndoas palito
- canela em pó
Preparo
- Cozinhe o peito de frango na pressão com os temperos que preferir, mas procure deixá-lo suave, sem muito sal ou pimenta.
- Prepare o arroz como de costume, apenas acrescentando à água do cozimento um cubo de caldo de galinha de sua preferência.
- Enquanto o arroz e o frango cozinham, toste as amêndoas palito numa assadeiro no forno quente, mexendo de vez em quando para não queimar.
- Desfie o frango grosseiramente e monte o prato, salpicando com as amêndoas palito tostadas e a canela.

Almoço Semi Árabe: Entrada: Salada Agadir

Esta salada á uma delícia, apesar de facílima de fazer. É servida no Almanara.

IMPRIMA ESTA RECEITA

SALADA AGADIR
Ingredientes
- alface crespa
- cenoura ralada
- tomate sem caroço, cortado em meias luas
- queijo mussarela cortado em cubos
- orégano
- molho de mostarda (receita abaixo)

MOLHO DE MOSTARDA
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 colheres de sopa de mostarda
- 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto

Preparo
- É só misturar os ingredientes do molho, montar a salada e cobrir com o molho e orégano.



Almoço semi-árabe

O marido e eu adoramos comida árabe. É simples, saborosa e não tão complicada de preparar. Então hoje quisemos comer umas coisinhas com inspiração árabe, mas cada um queria uma coisa. No final, o menu ficou assim:
- Salada Agadir (inspirada no Restaurante Almanara)
- Arroz com frango e amêndoas
- Beirute de peito de peru
As receitas, facílimas serão postadas daqui a pouco, junto com as fotos.