domingo, 27 de julho de 2008

Da necessidade surge a invenção

Os sobrinhos fofinhos da minha amiga CM vêm para o Brasil vindos direto do longínquo Japão para uma reunião de família não muito feliz. Os bonitinhos tem 5 anos, 5 anos, 5 anos e 7 anos. Para alegrá-los, muffins de chocolate, por que não? Começou tudo normal, mas acho que apressão de cozinhar para crianças me dominou. Crianças falam a verdade, e podem dizer que "está horrível, tia!". E ficou horrível mesmo. Os muffins assaram demais, ficaram cascudos, duros de doer, um horror total. Já no meio dos procedimentos da outra receita (na falte de um sabor, achei melhor fazer logo dois), toca correr para consertar o desastre. Cortei fora o fundo e as laterais queimados, e o que sobrou foi um cotoco como este aqui: (o que se vê ao fundo na foto são os restos mortais queimados até carvão).
O que fazer com esse troço? O visual é muito importante, ainda mais com crianças! Vamos envolvê-los em chocolate!
Toca derreter chocolate, esfriar chocolate, mergulhar os muffins cotocos, colocar na geladeira para esfriar... É claro que não deu tempo. Mas o resultado final ficou simplesmente uma delícia! Não acreditei que eu nunca tinha tentado isso antes! O chocolate ficou crocante e acrescentou uma nova dimensão aos muffins. De agora em diante, farei isso de propósito, aposto que será o maior sucesso!

O eleito

Os quatro fofinhos da minha amiga CM não ficaram sem muffins, se é o que você ficou imaginando. Este foi o eleito, o muffin de limão com cobertura de chocolate branco e estrelinhas coloridas lindas, para dar aquele tchans. Aproveitei e fiz uma sacola cheia, para toda a família, eles merecem, são muito lindos e estão passando por um momento chato. Assim espero que fiquem mais alegrinhos, nem que por alguns minutos!


Muffins de Limão
Ingredientes
- 300 gr de farinha autolevedante (aquela que já vem com fermento)
- 1/4 de colher de chá de fermento em pó
- 125 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de raspas de limão
- 2 ou 3 colheres de sopa de suco de limão
- 185 ml de buttermilk (ou iogurte natural batido)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos levemente batidos
- 110 gr de manteiga sem sal derretida
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque forminhas e papel manteiga em uma forma de muffins médios.
- Peneira a farinha, o açúcar e o fermento numa tigela grande, misture com as raspas de limão e faça um buraco no centro.
- Misture o buttermilk com a baunilha, os ovos e o suco de limão.
- Coloque a manteiga derretida e a mistura de buttermilk, de uma vez só, no buraco que fez no centro dos inredientes secos. Mexa até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demais - a mistura deve ficar com grumos.
- Encha as forminhas até 3/4 de sua capacidade. Asse por 12 minutos ou até que o palito saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos, depois transfira-os para uma grade.

Esta receita foi adaptada daqui.

A cobertura é só chocolate branco de cobertura, derretido e resfriado de acordo com as instruções do pacote.