sábado, 24 de maio de 2008

O Chá de Hoje

O chá de hoje é o preto com baunilha da Casino. Muito suave, melhor que o da Ahmad, que é forte demais.
Já deu pra perceber que eu gosto de baunilha? Este chá também tem.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Escondidinho de Carne de Soja

Quando a gente fala para alguém que fez um prato com soja, as reações normalmente são: uma cara de nojo; um cara de "você é marciana?"; uma cara de "não entendi"! Essa última é porque quando ouvem 'soja', as pessoas imediatamente pensam nos feijões de soja, e não nas outras inúmeras formas que ela pode assumir, dependendo do processamento.

A soja que uso no dia a dia é a carne de soja, que vem numa latinha como esta:
É ideal para substituir a carne moída em diversos pratos, como molho à bolonhesa, recheio de panquecas e abobrinhas, lasanha, e até este escondidinho que fiz hoje. A cara não ficou das mais bonitas, mas o gosto... delicioso!

IMPRIMA ESTA RECEITA

ESCONDIDINHO DE CARNE DE SOJA
Ingredientes
- 1 kg de mandioquinha
- 1 ovo
- sal a gosto
- uma colher de sopa de manteiga
- queijo ralado a gosto
- 1 lata de carne de soja (400 g)
- 1 cebola grande picadinha
- alho picado a gosto (quanto mais, melhor)
- azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate OU catchup
- orégano a gosto
- manjericão desidratado a gosto
- páprika doce a gosto
- molho de pimenta vermelha a gosto
- 1 tablete de caldo de carne* (o Knorr Vitalie é ideal porque tem pouca gordura e puco sal)

Preparo
- Cozinhe a mandioquinha sem casca com um pouco de sal por 10 minutos na panela de pressão.
- Enquanto isso, refogue a cebola, o alho, o orégano e o manjericão em bastante azeite de oliva. Quando estiver quase dourando a cebola, acrescente toda a soja da lata. Misture bem, para que a soja fique bem cozida (embora já venha pré-cozida, esse cuidado é muito importante). Tempere com a páprika, o molho de pimenta e esfarele o caldo de carne. Acrescente o extrato de tomate e mexa bem. É importante ir "apertando" a carne de soja no fundo da panela, para que ela fique bem cozida. Faça isso por uns 5 minutos em fogo médio e desligue o fogo.
- Amasse a mandioquinha numa tigela, e tempere apenas com sal. Acrescente o ovo, a manteiga e o queijo ralado, e mexa até ficar um purê homogêneo.
- Unte um pirex ou assadeira e forre com uma camada de purê de mandioquinha; em seguida, espalhe bem a carne de soja e cubra com o restante do purê. Salpique queijo ralado a gosto e leve ao forno para gratinar.
* normalmente não uso caldo de carne no preparo da soja, mas achei que, para o escondidinho, cairia bem - e caiu!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Veggie Lasagna

O livro "O Pequeno Mestre Cuca" traz esta receita de lasanha vegetariana que tem uma cara muito boa, então comprei todos os legumes e fiz hoje. Realmente, é uma delícia! Só que as quantidades dos legumes estão bem exageradas, então é melhor dimensionar de acordo com o gosto e com o refratário. Eu coloquei só um pimentão vermelho e um amarelo. Da próxima vez, acho que vou colocar só meio de cada e colocar mais uma beringela, que fica mais saboroso... Também coloquei um tiquinho de catchup no molho vermelho, por sugestão do maridão, e ficou gostoso. É uma boa alternativa à boa e velha soja para quando vêm amigos vegetarianos...

IMPRIMA ESTA RECEITA

LASANHA VEGETARIANA
Ingredientes (para 6 a 8 porções)
- 2 cebolas roxas grandes
- 2 cenouras grandes (descascadas)
- 2 abobrinhas grandes
- 2 pimentões vermelhos (sem sementes)
- 2 pimentões amarelos (sem sementes)
- 1 beringela média
- 2 colheres de chá de alecrim fresco picado
- 1 colher de sopa de purê de tomate
- 400 gr de tomates pelados picados
- folhas de massa de lasanha (pré-cozida)
- sal e pimenta a gosto
- 2 dentes de alho amassados
- 4 colheres de sopa de azeite
Ingredientes do molho
- 500 ml de leite morno
- 60 gr de manteiga sem sal
- 30 gr de farinha de trigo
- sal e pimenta a gosto
- 125 gr de queijo parmesão ralado

Preparo
- Pré-aqueça o forno a 220ºC. Corte as cebolas em meias-luas e pique as cenouras, abobrinhas, beringelas e pimentões em pedaços grandes;
- Numa assadeira grande, misture o azeite, o alecrim e o alho com os legumes e tempere com sal e pimenta. Asse durante 35 minutos, sacudindo a forma de vez que quando.
- Aqueça os tomates e o purê em fogo baixo numa panela grande. Tire a panela do fogo e acrescente os legumes assados com cuidado.
- Derreta a manteiga numa panela. Misture depressa a farinha e junte o leite, usando um batedor de ovos. Mexa sem parar até engrossar. Adicione metade do queijo ralado e tempere com sal e pimenta.
- Abaixe a temperatura do forno para 190ºC. Distribua 1/3 dos legumes no fundo dé um refratário para lasanha e cubra com uma camada de lasanha.
- Adicione mais 1/3 dos legumes e despeje metade do molho. Cubra com mais uma camada de massa e junte o resto dos legumes.
- Finalmente, coloque as últimas lâminas de lasanha e o restante do molho. Salpique com queijo ralado e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar e começar a borbulhar.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Um Mexicano Gostoso

Ontem à noite fomos à casa de uns amigos que nos prepararam comida mexicana - uma das nossas grandes favoritas! Tinha burritos, chile con carne, pico de gallo (quente!), e as tortilhas foram trazidas do México. Muito bom! Ajudei a preparar as Margaritas, que foram muito elogiadas por todos que experimentaram. A receita é fácil, e eu faço com gelo picado para ficarem mais fraquinhas...
MARGARITAS

Ingredientes
- 1 dose de cointreau
- 1 dose de suco de limão
- 2 doses de tequila de boa qualidade
- gelo picado a gosto
Preparo
- Misture todos os ingredientes
- Sirva em copos cuja borda foi passada no sal

OBS: a foto aí de cima é genérica. Em outra oportunidade coloco a foto das minhas margaritas!

Apple Crisp

Os muffins. Ainda os muffins. Fiquei com um gosto amargo na boca, figurativamente falando, depois da derrota para os muffins. Eu precisava de algo fácil e foolproof para me redimir, e começar novamente. As três maçãzinhas murchas reluziram de felicidade quando decidi utilizá-las na minha revanche. O livro "Not Just Hamburgers" novamente me deu uma receita rápida e fácil. Ficou uma delícia... Vitória enfim...

IMPRIMA ESTA RECEITA

APPLE CRISP
Ingredientes
- 4 xícaras de chá de maçãs descascadas e fatiadas
- 1/2 xícaras de chá de água (ou menos para maçãs mais suculentas)
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1/4 de colher de chá de sal
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 xícara de chá de açúcar (ou 1/4 de xpicara de chá de açúcar branco e 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo)
- 1/2 xícara de chá (ou 100 gr) de manetiga fria, mas um pouco amolecida

Preparo
- Unte um pirex fundo de tamanho médio.
- Coloque as maçãs e a água no pirex.
- Misture bem os ingredientes restantes com as pontas dos dedos até que a mistura fique com a consistência de areia molhada. espalhe sobre as maçãs.
- Asse em forno médio (175ºC) por mais ou menos 30 minutos ou até a massa dourar.
- Sirva quente ou frio com sorvete de creme ou baunilha.


Usei açúcar demerara ao invés de mascavo, ficou muito bom.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Muffins Traiçoeiros OU As Aparências Enganam

Lindos, não? Lindos de ver, mas não de comer... Não sei o que houve. Não sei se fiz algo errado (mas segui a receita tão direitinho!), não sei se não estava inspirada, não sei se os deuses dos muffins não estavam alinhados às estrelas mais brilhantes... Só sei que os meus primeiros muffins deixaram muito a desejar... Mas persistirei até ter êxito! Amanhã farei uma outra receita, e espero ter melhores resultados... Mas estão bonitinhos, não?

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O chá de hoje

O chá de hoje é o chá verde com baunilha e lichia, da Taeq. Uma amiga comprou, experimentei e gostei. É bem frutado, dá pra sentir o docinho da baunilha, e o chá verde... bem, se eles dizem que está lá, então deve estar. Na embalagem diz que é ideal para momentos românticos... esqueceram de dizer ao meu marido, que não gosta de chá...

domingo, 18 de maio de 2008

Procura-se um peixinho gostoso e facinho

Então, é o seguinte. Eu estava toda animada este fim de semana, pois ia testar uma receita de lasanha de legumes, e quando perguntei ao meu marido o que ele achava desse prato, ele disse: "Leva peixe"? Depois que eu expliquei a diferença sutil entre talos de cenoura e nadadeiras, ele me perguntou se eu não podia dedicar essa minha nova veia culinária a preparar para ele pratos à base de peixe! Confesso que fiquei um tanto chateada, e acabei não fazendo nem prato um nem o outro. Eu estava tão animada com minha receita nova!!! Mas, vá lá, como prometemos fazer tudo um pelo outro para o resto de nossas vidas... gostaria de pedir a ajuda de alguma(s) alma(s) caridosa(s) para fazer uma coletânea de receitas testadas e aprovadas, além de simples de preparar, já que me parece que terei que fazer várias... Desde já, o maridão agradece!