quarta-feira, 25 de junho de 2008

Almoço e amizade: uma combinação imbatível!

Minha amiga T. veio almoçar em casa, e eu preparei uma variedade de mini quiches para ela experimentar.
Tinha peito de peru com pistache...
tomate com parmesão e manjericão...
cebola com gorgonzola...
e brócoli com parmesão. (a receita é sempre esta, apenas trocando os ingredientes especiais)Ficaram muito gostosos! Só que a tonta aqui esqueceu que as forminhas eram de fundo falso, e o recheio acabou vazando na assadeira... Mas valeu a pena! (desculpem-me pela foto fora de foco...) Também tivemos salada com molho de mostarda, que já virou um clássico aqui na nossa cozinha... (sorry, foto sem foco)A sobremesa foi idéia da T., que disse assim, como quem não quer nada, "Sabe, eu acordei com uma vontade de comer bananas flambadas... você sabe fazer?" Não sabia. Quer dizer, imaginava o mecanismo básico, mas preferi procurar umas dicas na Internet. Ficou muito bom... E aí eu entendi o sorvete que ela havia trazido a tiracolo... Veja que apetitoso:
IMPRIMA ESTA RECEITA
Bananas Flambadas
Ingredientes
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de suco de laranja
- 1/2 xícara de chá de conhaque
- 3 bananas
Preparo
- Coloque numa frigideira a manteiga e o açúcar e deixe caramelizar. Acrescente, com cuidado, o conhaque, o suco de laranja e incline levemente e frigideira para flambar. Quando a chama se apagar adicione as bananas e deixe cozinhar por 5 minutos.
- Após retirá-las do fogo, sirva com uma bola de sorvete


PS: Veja o detalhe: mini quiches pedem um mini rolo de massa!






domingo, 22 de junho de 2008

Salmão

O marido vive me pedindo para preparar peixe. Adoro peixeo, mas nunca soube bem como comprar. Tem um hortifruti muito bom perto de casa, minha mãe sempre compra peixe lá e disse que qualquer um de lá seria bom. O marido adora salmão, então minha estréia foi com salmão. Para fazer algo diferente, encontrei uma receita de salmão poché que encontrei no Cerejinha, mas servi com legumes verdes (brócolis, ervilha torta e abobrinha julienne) salteadas. Só que, quando estava tirando o peixe da panela no qual ele cozinhou num caldinho de legumes muito gostoso, o marido disse "Agora você vai passar na frigideira, para dar uma corzinha?" Que diabos! Que mania de tudo ter essa corzinha! Mas não é uma boa idéia ficar contrariando o marido, né? Bom, na verdade ficou muito bom mesmo. Só passei bem rapidinho na chapa, e o sabor ficou especial! Pena que não deu tempo de tirar fotos...