sábado, 21 de junho de 2008

Festa Junina

Não sou muito de comidas de festa junina. Então quando minha irmã me convidou para a festa que teria em seu condomínio, me ofereci para levar muffins. Fiz os tradicionais, de chocolate com gotas de chocolate, e aproveitando a idéia da Naninha, recheei alguns com ganache de chocolate. Os sem recheio tinham estrelinhas por cima, e saíram muito mais rápido que os outros! É curioso como as pessoas julgam o livro pela capa, e são atraídas para o que houver de mais colorido e chamativo! Além disso, fiz muffins de maracujá. Bem. Ninguém é perfeito. Ninguém gostou muito desses, e eu não posso culpar o paladar de ninguém, já que eles não fizeram jus ao sabor do maracujá... Segui a receita, pareciam deliciosos... Mas decepcionaram. Se alguém tiver uma boa receita, let me know. A que usei é esta aqui.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Frozen Yoghurt com Frutas Vermelhas

Fácil. Mais do que fácil. Facílima. Esta é a receita dessa sobremesa. E muito gostosa. Hoje fez um calorzinho inesperado neste quase-inverno congelante, e veio bem a calhar.


Frozen Yoghurt com Frutas Vermelhas
Ingredientes
- 1/2 copo de iogurte natural por pessoa
- 1/2 potinho de polpa de frutas vermelhas por pessoa (essa polpa é daquela que vem só a fruta, como se fosse um potinho de iogurte. Não é a congelada).
Preparo
- Coloque o iogurte numa tigela de porcelana. Coloque no congelador por uma hora, mexendo com um garfo ou fouet a cada 20 minutos, para que não fique com cristais de água.
- Sirva o iogurte embaixo e a fruta por cima.
OBS: Pode ser feito com qualquer tipo de fruta, geléia, compota, o que você preferir!

Quiche de Cebola com Gorgonzola

Mais uma variação do clássico francês, que ficou realmente deliciosa. É verdade que a massa folhada também ajudou, já que achei mais prática e saborosa que a outra que usei, e o resultado certamente foi melhor. (se quiser saber as marcas, é só perguntar).


Quiche de Cebola com Gorgonzola
Ingredientes
- 500 ml de creme de leite fresco
- 3 ovos inteiros
- 100 gr de mussarela ralada
- 75 gr de gorgonzola picado grosseiramente
- 2 cebolas grandes
- sal e pimenta do reino a gosto
- massa folhada resfriada
Preparo
- Tire a massa folhada da geladeira 30 minutos antes de usar.
- Aqueça o forno em temperatura média-alta.
- Forre a forma de quiche com a massa folhada, retirando o excesso das bordas. Corte a cebola em meias-luas ou rodelas (como preferir) e coloque sobre a massa, forrando todo o fundo.
- Numa tigela grande, mistura o creme de leite, os ovos, os queijos e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
- Despeje essa massa líquida sobre as cebolas, com cuidado para que elas não saiam muito do lugar.
- Leve ao forno até que fique dourada.
- Sirva quente ou fria.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Muffin de Pizza

É óbvio que, após tanto sucesso com os muffins doces (finalmente dominei as técnicas básicas!), me deu vontade de experimentar um salgado. No livro Muffins Caseiros tem várias receitas, muito gostosas aparentemente, mas nenhuma me fez pular da cadeira e correr para a cozinha. Já olhando o blog da Fabrícia, encontrei por acaso esta receita de muffins sabor pizza e, bem, fui checar imediatamente se tinha na cozinha os ingredientes necessários... Ficou muito gostoso, eu só mudaria algumas coisas para a próxima vez: colocaria mais órégano, mais manjericão, mais sal, acrescentaria azeitonas verdes cortadas em rodelinhas. Sobrou um pouco de massa, e eu acabei colocando num ramekin e assando, com esses ingredientes extras... Ficou muito bom! E o pessoal que provou os originais disse que um salzinho a mais ia ajudar a realçar o sabor... de resto, sucesso total! Thanks, Fabrícia, for the great recipe!

A falta de tempo na cozinha

Não é de hoje que a falta de tempo atrapalha a vida da gente. É uma correria o dia inteiro, e a refeição que mais sofre com isso é o jantar, quando a gente chega em casa super cansada e com a barriga roncando, mas prefere fingir que não está com fome do que preparar algo elaborado... Nessa horas, não tenho o menor problema de usar frango pré-pronto (coloco no forno e vou tomar banho), sêmola (pronta em 5 minutos! coisa de gênio!) e legumes pré-cozidos em molho de tomate da Casino (o que eles chamam de ratatouille). É quentinho, gostoso e a gente dorme feliz... E veja bem, até a Nigella faz isso de vez em quando!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Apetrechos para legumes

Quem gosta muito de salada, ou é adepto devido a ordens médicas, ou mesmo apenas para manter a saúde (e o peso), às vezes fica enjoado de comer as mesmas coisas: alface, tomate, cebola, cenoura, alface, tomate, cebola, cenoura... Além de poder variar as verduras e legumes - a natureza é mais do que criativa! - dá para variar a maneira de apresentar os tais vegetais, para que a gente "engane" o olho e continue a ingerir os benditos, aproveitando tudo o que eles têm de bom... Por isso, os apetrechos para lidar com os legumes são muito práticos e úteis em qualquer cozinha.

Este descascador, por exemplo, é bem afiadinho, e torna o trabalho de descascar cenouras, mandioquinhas, batatas, inhames e seus parentes muito mais rápido. Este foi presente da minha amiga Clara, e é da Ikea.
Já o cortador julienne dá este efeito de tirinhas (vulgo julienne) e, acredite ou não, o marido disse que assim gosta mais. Vai entender... Mas a verdade é que comemos com os olhos também, e às vezes é a impressão que temos do alimento que influencia se gostamos dele ou não. Realmente, a cenoura cortada assim parece que fica com um sabor mais suave do que ralada no ralador comum de legumes.

Trivial Simples

Arroz, feijão salada e carne de soja moída. A versão veggie da comida do dia a dia.
Aliás, devo agradecer ao Daniel pela versão light e fácil do arroz. Super soltinho, sem nada de gordura. Afinal, é melhor usar nossa dose diária de gordura em algo mais interessante, como um molho de salada ou uma carne, e não no arroz...

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Muffins de Final de Curso

Hoje é o último dia de aulas deste semestre na PUC, então vou levar uns muffins para as meninas e as teachers... Espero que elas gostem!

O escurinho é de chocolate com amêndoas, minha primeira "invenção"! Estes são eles na geladeira, esperando o grande momento...
O clarinho é de limão, com chips de chocolate branco e cobertura de glacê de limão.

domingo, 15 de junho de 2008

Aula do Brastemp Gourmet no Shopping Morumbi

Que idéia ótima, essa! Para que mais pessoas se interessem por visitar a mostra de ambientes decorados forrados de produtos Brastemp, a marca oferece aulas-demonstração grátis de pratos gostosos e fáceis de fazer!
Hoje fui à aula de Wraps, dada por Joel Ruiz. Ele preparou uma receita supimpa de Wrap Asiático, acompanhado de saladinha de penino e "sorvete" de iogurte natural. Hmmm. Também ensinou uma receita caseira de Garam Masala, que você pode personalizar para que seja o seu tempero "assinatura".
O recheio era de frango com cebola, shitake e pimentão vermelho, bem simples mas saboroso.
O ambiente estava muito agradável, aconchegante, e o Chef foi muito simpático, respondendo a todas as perguntas, algumas feitas em momentos bem inoportunos... Professor tem que ter paciência, não importa o tipo de aula! Valeu a pena! Assim que tiver oportunidade, vou experimentar a receita.