sexta-feira, 25 de julho de 2008

Muffins de thank you

Não preciso de muita motivação para fazer muffins. O fato de o preparo ser rápido e o resultado vir sendo muito satisfatório já são razões de sobra. Mas estes muffins são especiais, pois serão presenteados a uma pessoa que me ajudou muito ultimamente. Espero que agradem! Os que não couberam na caixa farão a felicidade de marido, mamis, papis e colegas de trabalho! Enjoy!
Os marronzinho são os de sempre , os muffins de chocolate chips da Nigella. Os clarinhos são muffins de baunilha com chocolate chips, cuja receita aprendi no Atelier Gourmand, com a Kiki Felipe. Devo confessar que me descuidei, e eles acabaram assando um tiquinho demais... o fundo ficou cascudinho... Mas o sabor ficou muito bom! Fiz também uns pequeninos, bite size, muito práticos.
IMPRIMA ESTA RECEITA
Muffins de Baunilha com Gotas de Chocolate
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo peneirada
- 3 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de sal
- 150 g de manteiga sem sam em temperatura ambiente (ou um pouco mais mole, pode passar um pouco no microondas)
- 1 xícara de chá de açúcar branco
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1 e 1/2 colheres de chá de essência de baunilha
- 3/4 de xícara de leite integral
- 1 xícara de gotas de chocolate OU chocolate meio-amargo picado
Preparo
- Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel manteiga na assadeira de muffins, ou prepare a assadeira, untando e enfarinhando.
- Numa tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal, e misture bem.
- Numa outra tigela, bata o açúcar com a manteiga, até que a mistura se torne cremosa e clara. Faça isso usando a batedeira elétrica em velocidade média.
- Adicione 1 ovo. Bata somente até incorporá-lo na massa.
- Adicione o outro ovo e a baunilha, e bata até que estejam bem misturados.
- Adicione metade da mistura de farinha, e com a batedeira na velocidade baixa, junte o leite aos poucos.
- Coloque o restante da farinha e incorpore na batedeira (velocidade baixa).
- Coloque as gotas de chocolate e incorpore, mexendo com uma colher de pau.
- Encha as forminhas até 3/4 de sua capacidade.
- Leve ao forno por 20 minutos ou até o palito sair seco.
- Ao retirar do forno, retire os muffins da assadeira e deixe-os esfriar sobre uma grade.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Salmão com Alecrim e Amêndoas (servido com purê de mandioquinha)

Ontem, passeando pelos food blogs que visito regularmente, deparei-me com uma receita de salmão que pareceu bastante apetitosa. Os ingredientes, por si, já dão água na boca: pimenta moída na hora, limão, laranja, açúcar mascavo, vinagre de maçã... O modo de preparo é muito simples, o que me convenceu: na volta da trabalho, passei no hortifruti e comprei um pedaço de salmão lindinho. Hoje, no almoço, ele fez jus às expectativas, e agradou imensamente... A receita, eu peguei no Cinco Quartos de Laranja, um food blog português muito fofo, que eu visito sempre. Muito inspirado em receitas e comentários da autora. Eu usei a receita do salmão igualzinha à dela, apenas acrescentei um purê de mandioquinha (absolutamente o meu tubérculo preferido!), e o resultado ficou saudável, light e chique! Salmão pra que te quero!

IMPRIMA ESTA RECEITA

Purê de Mandioquinha
Ingredientes
- a quantidade desejada de mandioquinha (também conhecida como batata baroa)
- 1 ovo inteiro
- manteiga
- queijo ralado
- sal a gosto
Preparo
- Cozinhe a mandioquinha em água em panela normal, e vá espetando com um grafo para ver o ponto: não pode ficar muito mole, mas tem que estar bem cozida.
- Quando estiver cozida, drene, amasse e acrescente o ovo cru inteiro, manteiga, queijo ralado e sal a gosto. Misture bem ainda quente.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Feijão Azuki, conhece?

Desde criança como este feijão, e sempre achei normal. Só recebtemente descobri que muita gente ainda não conhece. Vale a pena, veja só:

"O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. A sua introdução na Europa deu-se após o século XX, depois de ter sido levado pelos emigrantes japoneses para o Brasil. É um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Além de ter propriedades diuréticas, este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Os japoneses o utilizam na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa. Com este alimento também se pode preparar uma infusão particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajudando ainda a lidar com casos de constipação e a eliminar o excesso de produtos animais. Atualmente, o feijão azuki é um produto relativamente fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e até em alguns hipermercados.
Informação nutricional do feijão azuki
Por 100gramas:
Valor Calórico: 350 kcal
Hidratos de carbono: 66 g
Proteínas: 20 g
Lípidios: 0 g
Fibras: 8 g
Cálcio: 252 mg
Ferro: 8 mg
Potássio: 1254 mg
Sódio: 5 mg
"
(texto adaptado pela Tata. Veja o original aqui).

domingo, 20 de julho de 2008

Meus primeiros croissants

Só mesmo esta louca que vos escreve, mais a mamis desta louca para tentar fazer croissants pela primeira vez no dia mais ocupado da semana. Este domingo foi este dia. Armários para esvaziar, véspera de início de pintura, muitas caixas para encher de roupas, livros, papeladas, lixo... E entre uma caixa e outra, uma visita à cozinha para acompanhar o andamento dos croissants. Esta também foi a primeira vez que eu fiz uma massa do tipo de pão, que se amassa com as mãos. É uma delícia! É claro que fizemos um monte de bobagens, pois além de estar calor e a manteiga ficar derretendo, é óbvio que não prestamos tanta atenção à receita quanto deveríamos, já que a atenção estava mais do que dividida entre as tantas tarefas que tínhamos... Mas valeu a pena. O resultado final ficou muito aquém do desejado, principalmente no quesito 'visual', mas valeu pela peripécia! Afinal, é importante fazer jus ao nome do site!
A receita foi retirada do livro Perfect Baking (muito lindo, muitas receitas, muito barato na Livraria Saraiva!)

IMPRIMA ESTA RECEITA

Croissants
Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para polvilhar
- 40 g de açúcar de confeiteiro- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
- 300 ml de leite morno
- 300 g de manteiga amolecida, amassada com um rolo de massa entre duas folhas de papel manteiga no formato de um retângulo de 5 mm de espessura, e depois resfriada na geladeira, mais um pouco para untar
- 1 ovo, ligeiramente batido com 1 colher de sopa de leite, para pincelar
- 1 molde de papel ou papelão em forma de triângulo (base de 18cm e lados de 20cm) Preparo
1 - Misture os ingredientes secos numa tigela grande, faça uma cova no centro e despeje o leite. Misture até formar uma massa macia, acrescentando mais leite de estiver muito seca. Amasse numa superfície enfarinhada por 5 a 10 minutos, ou até ficar macia e elástica. Deixe crescer numa tigela grande untada, coberta num local quente até que dobre de tamanho.
2 - Sove a massa por um minuto. Tire a manteiga da geladeira. Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada até formar um retângulo de 46cm por 15cm. (vide figura) Coloque a manteiga no centro da massa. Vire a parte menor do retângulo (15 cm) para você, e dobre a parte A para baixo em direção ao centro, e depois a parte B para cima, apertando as bordas suavemente. Vire a massa, deixando a parte A à sua direita. Abra a massa novamente para formar um retângulo, e dobre novamente. Se a manteiga estiver derretendo, embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira até esfriar. Repita o processo todo mais duas vezes. Corte a massa na metade. Abra uma metade no formato de um triângulo de 5 mm de espessura (deixe a outra metade na geladeira). Use o molde de papelão para cortar os croissants.
3 - Pincele os triângulos com a mistura de ovo e leite. Enrole-os no formato de croissants, começando pela base e colocando a pontinha que sobrar em baixo. Pincele novamente com a mistura. Coloque os croissants num tabuleiro sem untar, e deixe crescer até dobrar de tamamho, depois asse em forno pré-aquecido a 200°C de 15 a 20 minutos, até ficarem dourados.
(A mamis assou os dela no dia seguinte, e disse que ficou muito mais fácil lidar com a massa bem geladinha. Os dela ficaram muito melhores que os meus...)

Homus da Mamis

A mamis realmente estava inspirada quando veio me ajudar no domingo, e trouxe homus, que ela fez e ficou maravilhoso! Não posso dar a receita, infelizmente, pois ainda não fiz aqui em casa... Mas tenho certeza que isso será resolvido em breve!