domingo, 11 de maio de 2008

Cheesecake de Framboesa

Na outra semana, quando fiz o bolo de chocolate com calda de framboesa, minha mãe ficou encantada com a calda, e comentou que agora só faltava a receita de cheesecake. Bom, hoje, para o dia das mães, levei para ela o cheesecake, que fiz seguindo uma receita do site www.receitasdebolos.com.br. Ficou gostoso (ou pelo menos, todos disseram que gostaram), então coloco aqui a receita, que pede framboesas frescas, mas eu tive que usar as congeladas que haviam sobrado da semana passada. Foi a estréia do meu processador novo, e foi também uma meleira, pois a massa passou acima da faca do processador, e eu fiz a besteira de retirar a faca antes de tirar a jarra da base. Já dá pra imaginar que um pouco da massa escorreu pelo furo... Mas nada que um pano úmido não tenha resolvido.
Além disso, a caminho da casa da minha mãe, lembrei que não tinha levado a câmera, então tive que tirar as fotos com o celular do meu marido (por isso não estão tão nítidas).
Olhando os ingredientes, parece um monte de cream cheese, mas pelo menos eu usei a versão light, para amenizar o peso na consciência...



IMPRIMA ESTA RECEITA

CHEESECAKE DE FRAMBOESA
Ingredientes
Massa
-1 pacote de biscoito maizena
- 5 colheres de sopa de manteiga derretida
Recheio
- 20 framboesas frescas
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão
- 3 colheres de sopa de suco de limão
- 1 xícara de chá de geléia de framboesa
- 1 xícara de chá de açúcar
- 700 gramas de cream cheese
- 5 ovos
Preparo
Coloque os biscoitos no liquidificador ou processador e bata até obter uma farofa fina. Transfira essa farofa para uma vasilha funda e junte a manteiga derretida. Misture bem até incorporar a manteiga. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma redonda de aro removível com aproximadamente 23 cm de diâmetro. Leve à geladeira por 40 minutos e em seguida asse em forno médio (180º) pré-aquecido por 10 minutos ou até que a massa esteja bem seca.
Para o recheio, coloque os ovos no processador e bata por cerca de um minuto. Acrescente o açúcar, o cream cheese, o suco e as raspas de limão e a baunilha, e bata até a massa ficar lisinha e homogênea. Despeje o recheio sobre a massa já assada e leve ao forno médio (180º) por 45 minutos, ou até que o recheio fique opaco. Retire do forno, deixe esfriar, cubra com a geléia e decore com as framboesas frescas. Sirva gelado.
Mais fotos aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

nosssa, que delícia. Sua mãe deve ter adorado!