quinta-feira, 22 de maio de 2008

Veggie Lasagna

O livro "O Pequeno Mestre Cuca" traz esta receita de lasanha vegetariana que tem uma cara muito boa, então comprei todos os legumes e fiz hoje. Realmente, é uma delícia! Só que as quantidades dos legumes estão bem exageradas, então é melhor dimensionar de acordo com o gosto e com o refratário. Eu coloquei só um pimentão vermelho e um amarelo. Da próxima vez, acho que vou colocar só meio de cada e colocar mais uma beringela, que fica mais saboroso... Também coloquei um tiquinho de catchup no molho vermelho, por sugestão do maridão, e ficou gostoso. É uma boa alternativa à boa e velha soja para quando vêm amigos vegetarianos...

IMPRIMA ESTA RECEITA

LASANHA VEGETARIANA
Ingredientes (para 6 a 8 porções)
- 2 cebolas roxas grandes
- 2 cenouras grandes (descascadas)
- 2 abobrinhas grandes
- 2 pimentões vermelhos (sem sementes)
- 2 pimentões amarelos (sem sementes)
- 1 beringela média
- 2 colheres de chá de alecrim fresco picado
- 1 colher de sopa de purê de tomate
- 400 gr de tomates pelados picados
- folhas de massa de lasanha (pré-cozida)
- sal e pimenta a gosto
- 2 dentes de alho amassados
- 4 colheres de sopa de azeite
Ingredientes do molho
- 500 ml de leite morno
- 60 gr de manteiga sem sal
- 30 gr de farinha de trigo
- sal e pimenta a gosto
- 125 gr de queijo parmesão ralado

Preparo
- Pré-aqueça o forno a 220ºC. Corte as cebolas em meias-luas e pique as cenouras, abobrinhas, beringelas e pimentões em pedaços grandes;
- Numa assadeira grande, misture o azeite, o alecrim e o alho com os legumes e tempere com sal e pimenta. Asse durante 35 minutos, sacudindo a forma de vez que quando.
- Aqueça os tomates e o purê em fogo baixo numa panela grande. Tire a panela do fogo e acrescente os legumes assados com cuidado.
- Derreta a manteiga numa panela. Misture depressa a farinha e junte o leite, usando um batedor de ovos. Mexa sem parar até engrossar. Adicione metade do queijo ralado e tempere com sal e pimenta.
- Abaixe a temperatura do forno para 190ºC. Distribua 1/3 dos legumes no fundo dé um refratário para lasanha e cubra com uma camada de lasanha.
- Adicione mais 1/3 dos legumes e despeje metade do molho. Cubra com mais uma camada de massa e junte o resto dos legumes.
- Finalmente, coloque as últimas lâminas de lasanha e o restante do molho. Salpique com queijo ralado e leve ao forno por 35 minutos ou até dourar e começar a borbulhar.

Nenhum comentário: