sexta-feira, 6 de junho de 2008

Quiche de Peito de Peru com Pistache

Quem me ensinou a fazer quiche foi minha tia espanhola que mora em Paris. Ela me ensinou a receita do Quiche Loraine, com presunto, mas nós não comemos presunto aqui em casa, então eu sempre acabo inventando de colocar outra coisa. Desta vez, foi o tradicional peito de peru, substituto oficial do presunto por aqui. Como tinha uma peça de mussarela na geladeira, achei melhor usar, e ela acabou representando metade do queijo da receita. O último ingrediente, o pistache, eu havia comprado na Liberdade ontem, imaginando que logo iria usar, e acertei! Ficou diferente, muito gostosinho... O "problema" da receita é que é tudo a olho: minha tia só meu deu as medidas do creme de leite e dos ovos. O re´sto, como ela mesma disse, "você coloca quanto quiser, afinal o quiche é seu"!


QUICHE DE PEITO DE PERU COM PISTACHE

Ingredientes
- 500 ml de creme de leite fresco
- 3 ovos
- queijo gruyére ralado
- peito de peru fatiado
- pistache
- sal a gosto
- pimenta do reino moída a gosto
- massa folhada (comprada congelada)

Preparo
- Siga as instruções da massa folhada para descongelá-la.
- Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
- Forre um forma de quiche com a massa folhada. Espalhe as fatias de peito de peru no fundo (faça duas camadas para ficar mais gostoso).
- Numa tigela grande bata o creme de leite com os ovos; acrescente o queijo ralado e o pistache em pedacinhos pequenos*. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.
- Despeje devagar a mistura de creme de leite, ovos, queijo e pistache sobre o peito de peru.
- Leve ao forno quente até que fique levemente dourado.

* para quebrar os pistaches, bata-os no processador de alimentos, ou embrulhe-os num guardanapo e quebre-os com um martelo de carne.

E quem não tem rolo de macarrão tem que se virar na hora de esticar a massa. Mas a gente dá um jeitinho...

Nenhum comentário: