sábado, 7 de junho de 2008

Muffins de Limão com Cobertura de Chocolate Branco

Fiz este muffin porque tinha alguns limões sicilianos, e precisava dar um destino a eles. Como nos livros europeus esses são os limões (os tahiti são 'limas'), achei que era uma ótima oportunidade para estrear meu novo livro de muffins! Fiz algumas adaptações à receita, e é essa receita adaptada que coloco aqui. Da próxima vez acho que vou colocar um pouco mais de suco de limão, pois o sabor ficou praticamente imperceptível.


MUFFIN DE LIMÃO COM COBERTURA DE CHOCOLATE BRANCO
Ingredientes
- 300 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 125 gr de açúcar
- 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
- 1 colher de sopa de raspas de limão tahiti
- suco de meio limão siciliano
- 185 ml de iogurte natural batido
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 110 gr de manteiga sem sal derretida
- 3 quadrados de chocolate branco para cobertura

Preparo
- Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque as forminhas de papel manteiga numa assadeira para 12 muffins médios. Peneire a farinha, o fermento e o açúcar dentro de uma tigela grande, acrescente as raspas de limão e faça uma cova no centro.
- Misture o iogurte com a baunilha, o suco de limão e os ovos.
- Derrame a manteiga derretida e a mistura de iogurte, suco de limão, baunilha e ovos na cova feita nos ingredientes secos. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem bem misturados, mas não mexa demais - a mistura deve ficar com grumos.
- Encha as forminhas atpe cerca de 3/4 de sua capacidade. Asse por aproximadamente 15-20 minutos, ou até que o palito saia seco. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar e colocar sobre uma grade para esfriar.
- Para a cobertura, simplesmente derreta o chocolate branco de acordo com as instruções do pacote, e quando estiver na temperatura certa, espalhe sobre os muffins já frios.

O chá de hoje foi o de Tília com Limão, da Casino. Bem se vê que o limão é uma das minhas frutas favoritas, com seu sabor ácido mas agradável e tão versátil...

Nenhum comentário: