Só mesmo esta louca que vos escreve, mais a mamis desta louca para tentar fazer croissants pela primeira vez no dia mais ocupado da semana. Este domingo foi este dia. Armários para esvaziar, véspera de início de pintura, muitas caixas para encher de roupas, livros, papeladas, lixo... E entre uma caixa e outra, uma visita à cozinha para acompanhar o andamento dos croissants. Esta também foi a primeira vez que eu fiz uma massa do tipo de pão, que se amassa com as mãos. É uma delícia! É claro que fizemos um monte de bobagens, pois além de estar calor e a manteiga ficar derretendo, é óbvio que não prestamos tanta atenção à receita quanto deveríamos, já que a atenção estava mais do que dividida entre as tantas tarefas que tínhamos... Mas valeu a pena. O resultado final ficou muito aquém do desejado, principalmente no quesito 'visual', mas valeu pela peripécia! Afinal, é importante fazer jus ao nome do site! A receita foi retirada do livro Perfect Baking (muito lindo, muitas receitas, muito barato na Livraria Saraiva!)
Croissants Ingredientes - 500 g de farinha de trigo branca, mais um pouco para polvilhar - 40 g de açúcar de confeiteiro- 1 colher de chá de sal - 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo - 300 ml de leite morno - 300 g de manteiga amolecida, amassada com um rolo de massa entre duas folhas de papel manteiga no formato de um retângulo de 5 mm de espessura, e depois resfriada na geladeira, mais um pouco para untar - 1 ovo, ligeiramente batido com 1 colher de sopa de leite, para pincelar - 1 molde de papel ou papelão em forma de triângulo (base de 18cm e lados de 20cm) Preparo 1 - Misture os ingredientes secos numa tigela grande, faça uma cova no centro e despeje o leite. Misture até formar uma massa macia, acrescentando mais leite de estiver muito seca. Amasse numa superfície enfarinhada por 5 a 10 minutos, ou até ficar macia e elástica. Deixe crescer numa tigela grande untada, coberta num local quente até que dobre de tamanho. 2 - Sove a massa por um minuto. Tire a manteiga da geladeira. Abra a massa com um rolo numa superfície enfarinhada até formar um retângulo de 46cm por 15cm. (vide figura) Coloque a manteiga no centro da massa. Vire a parte menor do retângulo (15 cm) para você, e dobre a parte A para baixo em direção ao centro, e depois a parte B para cima, apertando as bordas suavemente. Vire a massa, deixando a parte A à sua direita. Abra a massa novamente para formar um retângulo, e dobre novamente. Se a manteiga estiver derretendo, embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira até esfriar. Repita o processo todo mais duas vezes. Corte a massa na metade. Abra uma metade no formato de um triângulo de 5 mm de espessura (deixe a outra metade na geladeira). Use o molde de papelão para cortar os croissants. 3 - Pincele os triângulos com a mistura de ovo e leite. Enrole-os no formato de croissants, começando pela base e colocando a pontinha que sobrar em baixo. Pincele novamente com a mistura. Coloque os croissants num tabuleiro sem untar, e deixe crescer até dobrar de tamamho, depois asse em forno pré-aquecido a 200°C de 15 a 20 minutos, até ficarem dourados. (A mamis assou os dela no dia seguinte, e disse que ficou muito mais fácil lidar com a massa bem geladinha. Os dela ficaram muito melhores que os meus...)
Livros para inspirar, ajudar, e por que não enfeitar...
Comidinhas
De dar água na boca.
Cozinha Saudável e sem Gordura
Muitas fotos e receitas maravilhosas
Berinjela
Paguei muito menos do que está no site
Perfect Baking
Lindo, ótimas receitas e ótimo preço!
Tea Party
Inspiração
400g - Técnicas de Cozinha
Cehio de técnicas essenciais
Receitas Caseiras de Muffins - Le Cordon Bleu
Receitas fáceis e super variadas
Nigella Express
Receitas "rápidas" de tudo!
Not Just Hamburgers!
A comida americana é mais do que somente hamburgueres
Martha Stewart Baking Handbook
Tudo o que você pode imaginar - bolos, biscoitos, muffins, etc
O Pequeno Mestre Cuca
Receitas gostosas e fotos bonitas e explicativas
Devoradora de livros
Gosto de cozinhar, mas também de ler. Na verdade, não leio: devoro livros. Livros são o alimento necessário para o intelecto, a alma, a imaginação. Sem eles, passaria fome, definharia, e morreria. Most certainly.
Then We Came to the End
muito engraçado
Empire Rising
romance histórico - maravilhoso
Kissing Babies at the Piggly Wiggly
bobinho, mas fofinho...
The Romance Readers' Book Club
Fraco.
The Boy in the Striped Pajamas
Contundente.
The Friday Night Knitting Club
Gostosinho de ler...
Moral Disorder
Perturbador
Thirteen Moons
Muito envolvente.
On Chesil Beach
Denso, diria até triste.
Northanger Abbey
Engraçadinho...
The reader
Muito bom mesmo, rápido de ler apesar de muito sério.
Atonement
Triste, mas lindíssimo
A thousand splendid suns
O segundo livro é ainda melhor que o primeiro. Maravilhoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário